quarta-feira, 19 de maio de 2010

Satisfação


‘‘porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.’’
Mateus 6.21

O homem procura satisfação. Isso naturalmente significa que ele foi feito para estar satisfeito e procurar algo que o satisfaça de algum modo. Não é difícil explicar as várias formas do homem satisfazer-se. Podemos dar exemplo de, práticas de esportes radicais, viagens a lugares exuberantes, comidas preparadas para serem exóticas, leituras de livros fantásticos, orquestras em tom épico, longamentragens, festas pomposas e uma varieade de coisas, que enchem seus olhos, seus ouvidos, seu paladar, sua mente e seu coração. A busca do homen por esse tipo de coisa, que na realidade não o satisfaz de forma eficaz, é uma busca errada de algo verdadeiro. Isso faz parte do homem, no entanto ele não sabe que o faz de forma incorreta. A satisfação proporcionada pelas diversas experiências deste mundo são passageiras, o que quer dizer que ele precisará de outra dose, e mais outra e mais outra, sem satisfazer-se de verdade, no sentido profundo da satisfaçãopara o quel foi criado.
O homem foi criado com o propósito de satisfazer-se com seu encontro com Deus; foi criado por um Deus e precisa retornar a Ele, pois está perdido e sem sentido real das coisas. O homem, busca coisas, numa vontade intensa, mas não sabe, nem se entende, na sua busca.
Para aqueles que foram escolhidos, essas coisas de satisfação nesse mundo, passam a ter gosto de estranheza, como se fosse algo que eles conheceram mas, como se nunca tivessem precisado delas. O homem que crê em Cristo já não se satisfaz meramente, por seus desejos, sonhos terrenos, gostos pessoais, ou qualquer coisa que o mundo ou alguém possa oferecer. Ele prefere sentir algo que vai além dos gostos mortais; ele quer ir mais longe. De fato o homem ou mulher que crê em Cristo, não é deste mundo, e só pode satisfazer-se com algo que não é ou provem deste mundo, em quelquer época que tenha vivido. Como disse C.S. Lewis: Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo possa satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para um outro mundo...Se nenhum dos meus prazeres terrenos é capaz de satisfazê-lo, isso não prova que o universo é uma fraude. Provavelmente os prazeres terrenos não têm o propósito de satisfazê-lo, mas somente de despertá-lo, de sugerir a coisa real. Se for assim, tenho de tomar cuidado para, por um lado, jamais desprezar ou ser ingrato em relação a essas bênçãos terrenas, e, por outro jamais confundi-lo com outra coisa, da qual elas não passam de um tipo de cópia, ou eco, ou miragem.’’.De fato o desejo do escolhido, é um desejo eterno, e não pode ser despertado por coisas passageiras. Assim é todo aquele que é nascido de Deus; a eternidade e os gostos elevados são algo grandioso demais, para ser encontrado em qualquer lugar deste mundo.
Em Cristo
Leomir

0 comentários:

Postar um comentário