quinta-feira, 15 de abril de 2010

Insuportável

                   


                       No filme Questão de honra, o ator Tom Cruise faz o papel de um advogado da Marinha norte-americana que questiona um coronel, representado por Jack Nicholson, sobre o assassinato de um de seus homens. A dramática cena do tribunal transforma-se num grande bate-boca no qual Cruise acusa Nicholson de ser cúmplice de assassinato.

-Cruise: Coronel, o senhor ordenou o código vermelho?
-Juiz: O senhor não precisa responder a essa pergunta!
-Nicholson: Eu responderei a essa pergunta ... você quer respostas?
-Cruise: Acho que fui designado para isso.
-Nicholson: Você quer respostas!
-Cruise: Eu quero a verdade!
-Nicholson: Você não pode suportar a verdade!

                    Nicholson poderia muito bem estar gritando com as pessoas do resto do mundo hoje, porque parece que muitas pessoas no noss mundo não suportam a verdade. Por outro lado, exigimos a verdade em praticamente todas as áreas da vida. Não queremos mentiras de um ente querido sejá seu esposo ou esposa, ou filhos; não queremos que o médico nos indique uma receita falsa; queremo que no tribunal, sejam condenados apenas os verdadeiramente culpados; Queremos que sejamos pagos de maneira justa e verdadeira no nosso trabalho; e das companhias aéreas, exigimos aviões realmente seguros e pilotos realmente sóbrios. Também esperamos ouvir a verdade quando escolhemos um livro de referência, lemos um artigo ou assistimos ao noticiário. Pressupomos que a sinalização das estradas sejam verdadeiras, como as bulas dos remédios digam a verdade sobre seu uso e os rótulos das cómidas estejam dizendo o que realmente tem naquele produto. De fato, exigimos a verdade em praticamente todas as facetas da vida que afetam, nosso dinheiro, nossos relacionamentos e nossa segurança. No entanto apesar de grandes e firmes demandas pela verdade, perdemos o interesse quando se trata de moral ou espiritual, ou até mesmo bíblico. O fato é que muitos no mundo rejeitam que haja algo de verdade espiritualmente falando. Concerteza, desse jeito você vai perceber que que existe uma grande contradição, pois exigimos a verdade em tudo, exceto na moralidade ou espiritualidade. Porque dizemos: ''Isto é verdade pra você, mas não é verdade pra mim", quando se trata de moral e espiritual, mas estamos bem certo, quando se trata do nosso dinheiro ou saúde.
                      Embora poucos admitam, nossa rejeição a verdade moral e espiritual, está baseada, não em fundamentos intelectuais, mais em fundamentos de vontade. Muitos aceitam cegamente todo tipo de crença, idéias, comportamentos, meios e qualquer outra coisa, por que não existem absolutos; é uma questão de opinião. Agostinho disse que amamos a verdade quando ela nos ilumina, mas odiamos quando ela nos convence. Talvez não possamos suportar a verdade.

Adaptações II

Em Cristo
Leomir

0 comentários:

Postar um comentário