quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ministério Movido a Marketing?



 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; (2 Tm 4.3)

                   A nova filosofia é objetiva: a igreja está competindo com o mundo. O mundo é habil em captar a atenção e os sentimentos das pessoas. A igreja por outro lado, tende a ser muito pobre na "venda" de seu produto. Portanto, o evangelismo dever ser visto como um desafio de marketing, e a igreja deveria colocar o evangelho no mercado, da mesma forma que as empresas modernas colocam seus produtos no mercado. Isso requer mudanças fundamentais. O objetivo de todo marketing é "deixar o pruduto e o consumidor satisfeitos; então tudo o que tende o "consumidor" insatisfeito precisa ser jogado fora. A pregação, especialmente a que fala sobre pecado, a justiça, o juizo, é confrontadora demais para ser satisfatória. Um autor "best-seller" escreveu: "Acredito que desenvolver uma mentalidade de marketing é exatamente aquilo que a igreja precisa, se quisermos fazer a diferença na saúde espiritual ...". Tudo isso soa bastante moderno, bastante perspicaz, mas não é bíblico, e empurra a igreja em direção a encosta escorregadia. Os princípios de marketing estão se tornando o árbitro da verdade. Os elementos da menssagem bíblica que não se encaixam no plano promocional são omitidos. O "bom senso" do marketing exige que o escândalo da cruz seja minimizado. A estratégia de vendas requer que os assuntos negativos (a ira divina, por exemplo) sejam evitados. A satisfação do cunsumidor demanda que o padrão da justiça não seja elevado demais. Desta forma, as sementes de um evangelho raquitico estão sendo plantadas por esta filosofia. Não se engane, esse tipo de filosofia altera a menssagem, embora muitos que propagam essas idéias, considerem-se leais a doutrina bíblica. É preciso manter-se firme contra o mundo e sua sedução e até mesmo para com aqueles que dizem conhecer a verdade, e não conhecem, nem querem conhece-la.

Adaptações II

Em Cristo
Leomir

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